Curso de Formadores em Primeira Ajuda em Saúde Mental

dezembro de 2024 (data a definir em breve)


 


 
O programa de primeira ajuda em saúde mental (PASM), procura promover a literacia em Saúde Mental (LSM) no sentido de aumentar os conhecimentos e por esta via capacitar os estudantes para agirem em prol da sua saúde e daqueles que os rodeiam no quotidiano.

A primeira ajuda (incluindo os primeiros socorros) em saúde mental, é entendida como a ajuda prestada por alguém a quem está a desenvolver ou numa crise relacionada com a sua saúde mental. Não tem subjacente a ideia ou intenção de diagnóstico em saúde mental ou, ainda, de substituição dos profissionais de saúde mental.

No caso dos estudantes do ensino superior esta preocupação torna-se premente, pois a evidência mostra que existe uma elevada prevalência de problemas de saúde mental e perturbações nestes jovens, com enfase para os problemas relacionados a ansiedade e as perturbações de humor como a depressão, alguns pré-existentes e que podem agravar-se, e outros que tendem a surgir à medida que o percurso académico avança, comprometendo todas as vertentes do sucesso académico.

Nos estudantes que frequentam cursos de saúde como são os de enfermagem, pela sua natureza e especificidade, estes problemas tendem a destacar-se como uma principais ameaças à saúde e bem-estar dos estudantes e consequentemente ao seu futuro pessoal e profissional.

O programa de PASM apresenta-se como umas das ferramentas educativas que permite que as instituições intervenham no sentido de gerirem e minimizarem o impacto dos problemas de saúde mental nos estudantes. Assim, potencia-se a promoção da saúde mental e simultaneamente a saúde mental preventiva dos estudantes de Enfermagem, já que nas situações de ameaça ao bem-estar e/ou ao adoecer mental dos estudantes, a primeira ajuda pode promover o reconhecimento precoce dos problemas e favorecer a procura de ajuda especializada (ex. saúde escolar), de modo que os estudantes recuperem a boa saúde mental. Simultaneamente contribui para a redução do estigma social associado a estes problemas de saúde, estigma esse que se constitui como um forte inibidor à procura de ajuda em saúde mental.

A PASM pode ser um instrumento utilizado no contexto interpares, isto porque nas relações que estabelecem no quotidiano, os estudantes ao observar, por exemplo, eventuais mudanças no padrão comportamental que possam indiciar um problema de saúde mental, podem agir em prol da saúde mental dos seus pares.

Faltam 6 dias

Não falte ao evento

Contactos

| (+351) 239 802 850 | 239 487 200
link http://www.esenfc.pt/event/CCD2429
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoios

ODS